Encontro de atualização do Plano Estratégico reúne integrantes do MP em Vitória da Conquista

Integrantes do Ministério Público estadual que atuam em comarcas que fazem parte das Promotorias de Justiça Regionais de Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Guanambi e Jequié participaram ontem, dia 15, e hoje, dia 16, da última reunião do Encontro Regional para Atualização do Plano Estratégico realizada no interior do estado. Juntos, eles revisaram iniciativas estratégicas previstas no Plano lançado em 2011 para execução até o ano de 2023. Foram debatidas iniciativas que preveem a otimização e o impulsionamento da melhoria da atuação nas áreas de meio ambiente, criança e adolescente, saúde, direitos humanos, educação, cível, consumidor, segurança pública, moralidade administrativa e combate à criminalidade. “As mudanças sociais em todas essas áreas são inúmeras e constantes. A nossa atuação precisa acompanhar este movimento”, assinalou a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, lembrando da importante contribuição de cada membro e servidor da instituição para o trabalho de atualização do Plano Estratégico.

A PGJ ressaltou que as atividades dos integrantes do MP devem atingir objetivos institucionais e, sobretudo, atender as necessidades sociais. Para isso, é preciso planejar, afirmou Ediene. Ela reforçou ainda que o planejamento deve agregar todas as circunstâncias e cenários que, ao longo dos anos, norteiam o caminho que o MP tem seguido desde a Constituição Federal de 88. “Precisamos também nos programar e verificar onde os recursos humanos e materiais devem ser melhor alocados”, complementou, reforçando que a instituição deve atuar de forma estrategicamente planejada. O coordenador da Coordenadoria de Gestão Estratégica do MP, promotor de Justiça Fábio Velloso, lembrou que o Plano Estratégico implantou um novo modelo de gestão e preparou o MP para agir de forma proativa. Ele apresentou a metodologia de trabalho utilizada para o processo de atualização do Plano e informou que os encontros foram precedidos por etapas de apresentações e validações, definição de metodologia, desenvolvimento de suporte tecnológico, realização de diagnóstico, sistematização de conteúdo e consulta à sociedade, feita por meio de articulação com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). De acordo com Velloso, as atualizações sugeridas durante os encontros regionais deverão serão absorvidas e equalizadas com os Centros de Apoio e área meio numa próxima etapa. O Plano Estratégico do MPBA foi lançado em 2011 e já propiciou avanços relevantes para a instituição. Ele possui 18 objetivos estratégicos, 90 estratégias e 405 iniciativas estratégias.

Também durante o encontro, foi apresentada uma ferramenta desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação para acompanhamento das ações e o Relatório de Produtividade dos Programas Estratégicos (RPPE), que é enviado a cada três meses e serve para os gerentes aferirem os resultados identificando se os projetos e programas estão no caminho certo. Desde 2017, o envio desses dados está mais fácil, prático e rápido e as informações referentes à produtividade de cada promotor podem ser extraídas automaticamente pelo RPPE. Participaram ainda das atividades em Vitória da Conquista a procuradora-geral de Justiça Adjunta Sara Mandra Rusciolelli; o corregedor-geral, procurador de Justiça Zuval Gonçalves; a procuradora de Justiça Elna Leite, chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral; o secretário-geral, promotor de Justiça Paulo Gomes; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Marcelo Guedes; os coordenadores dos Centros de Apoio da Criança e Adolescente (Caoca), Marly Barreto; Segurança Pública (Ceosp), Geder Gomes; Saúde (Cesau), Rogério Queiroz; Educação (Ceduc), Valmiro Macedo; Moralidade Administrativa (Caopam), Luciano Taques; Consumidor (Ceacon), Márcia Câncio; além de servidores da CGE, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e Central Integrada de Comunicação Social (Cecom). Todos assistiram ainda a uma palestra realizada pelo consultor da Prospecta Treinamentos, Paulo Emílio, que falou sobre a importância da descoberta do propósito, do engajamento e do trabalho em equipe para uma boa execução de tarefas e alcance de resultados.​

Deixe um comentário