MP inicia etapa de encontros regionais para atualização do Plano Estratégico

Encontro Regional atualização do Plano Estratégico | 31/10 a 01/11/2018 | Valença / BAOs integrantes do Ministério Público do Estado da Bahia poderão colaborar coletivamente com a atualização do Plano Estratégico 2011-2023. Para viabilizar esta participação, a instituição promoverá uma série de encontros regionais para atualização do Plano. O primeiro deles foi realizado em Valença, nos últimos dias 31 de outubro e 1ᵒ de novembro, com a participação de promotores de Justiça e servidores das Promotorias de Justiça Regionais de Valença e Santo Antônio de Jesus. O evento foi aberto pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, que destacou a importância dos encontros para definição conjunta da melhor atuação do Ministério Público baiano em diversas áreas nos próximos anos. “Iniciamos uma ampla e democrática discussão interna para a atualização do nosso Plano Estratégico, de modo a torná-lo mais alinhado às demandas sociais”, afirmou.

Publicado em 2011, o Plano Estratégico do Ministério Público do Estado da Bahia representou um importante avanço na gestão ministerial. Em oito anos, ele propiciou a profissionalização e modernização dos instrumentos de gestão e impulsionou a formulação e execução de diversos planos de ação e programas e projetos estratégicos de diversas áreas da atividade meio e da atuação finalística. Atualmente, o Plano Estratégico possui 18 objetivos estratégicos, 90 estratégias e 405 iniciativas estratégias. Nos encontros de atualização do Plano, poderão ser revisados os textos das iniciativas estratégicas e propostas novas iniciativas. As adaptações sugeridas deverão estar alinhadas ao novo contexto social e de atuação institucional e refletir sobre qual a realidade que se espera, de modo a tornar a atuação ministerial cada vez mais efetiva para a sociedade.

Os encontros regionais fazem parte da quinta e penúltima etapa do processo de atualização do Plano Estratégico, conforme explicou o coordenador da Gestão Estratégica (CGE), promotor de Justiça Fábio Velloso, no evento. Eles foram precedidos por etapas de apresentações e validações, definição de metodologia, desenvolvimento de suporte tecnológico, realização de diagnóstico, sistematização de conteúdo e consulta à sociedade – por meio de articulação com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A última etapa, posterior aos encontros, consistirá na compilação das informações geradas e posteriores validações, para que o texto final possa então ser submetido à aprovação do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. Todas as informações sobre o processo de atualização podem ser conferidas no site www.planoestrategico.mpba.mp.br

Além de promotores de Justiça e servidores que atuam nas comarcas que integram as regionais de Valença e Santo Antônio de Jesus, também participaram do encontro a procuradora-geral de Justiça Adjunta, Sara Mandra Rusciolelli Souza; o corregedor-geral do MP, procurador de Justiça Zuval Ferreira; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Marcelo Guedes; o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), José Renato Oliva de Mattos; e os coordenadores dos Centros de Apoio da Criança e Adolescente (Caoca), Marly Barreto; Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), Geder Gomes; Saúde (Cesau), Rogério Queiroz; Criminal (Caocrim), Marcos Pontes; Meio Ambiente (Ceama), Cristina Graça; Educação (Ceduc), Valmiro Macedo; Moralidade Administrativa (Caopam), Luciano Taques; Consumidor (Ceacon), Márcia Câncio; Direitos Humanos (Caodh), Nadja Brito (em exercício); e Cível (Caocife), Maria de Fátima Macedo, além de servidores da CGE, Ceaf e Central Integrada de Comunicação Social (Cecom).

Deixe um comentário