Segundo encontro de atualização do Plano Estratégico reúne integrantes do MP em Lençóis

Integrantes do Ministério Público estadual que atuam em comarcas que fazem parte das Promotorias de Justiça Regionais de Lençóis, Irecê, Itaberaba e Seabra participaram na quinta-feira, dia 22, do Encontro Regional para Atualização do Plano Estratégico da instituição. O encontro foi aberto pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, que destacou a importância da revisão realizada de forma coletiva para uma atuação ainda mais eficiente. “A nossa atuação deve acompanhar as mudanças sociais e, por isso, precisa ser sempre repensada”, disse ela, lembrando que a sociedade é dinâmica nas suas necessidades e o Ministério Público precisa planejar e harmonizar a sua atuação com aquilo que a sociedade espera. Em Lençóis, a PGJ ressaltou ainda a relevância da contribuição dos promotores de Justiça e servidores, que têm a nítida percepção do que precisa ser priorizado em cada comarca, para a atualização do Plano.

À frente da Coordenadoria de Gestão Estratégica do MP, o promotor de Justiça Fábio Velloso registrou que a multiplicidade da atuação do MP exige planejamento. Isso significa que é necessário formular e executar ações, mas também monitorar, explicou ele, afirmando que a instituição deve verificar com frequência a adequação dos meios que elege para alcançar seus fins e também fazer isso diante das mudanças de cenário. O Plano Estratégico do MPBA foi lançado em 2011 e já propiciou avanços relevantes para a instituição. Ele possui 18 objetivos estratégicos, 90 estratégias e 405 iniciativas estratégias, que estão sendo revisadas nos encontros regionais. Este foi o segundo de dez previstos para acontecer até 2019, sendo que os encontros foram precedidos por etapas de apresentações e validações, definição de metodologia, desenvolvimento de suporte tecnológico, realização de diagnóstico, sistematização de conteúdo e consulta à sociedade, feita por meio de articulação com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). De acordo com Fábio Velloso, as atualizações sugeridas durante os encontros regionais deverão serão absorvidas e equalizadas com os Centros de Apoio e área meio. Ao final, a nova versão será submetida ao Sistema de Planejamento de Gestão Estratégica (Siplage) e ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.

Também participaram das atividades em Lençóis a procuradora-geral de Justiça Adjunta Sara Mandra Rusciolelli; a procuradora de Justiça Elna Leite, chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral; a secretária-geral Adjunta Flávia Sampaio; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Marcelo Guedes; os coordenadores dos Centros de Apoio da Criança e Adolescente (Caoca), Marly Barreto; Saúde (Cesau), Rogério Queiroz; Meio Ambiente (Ceama), Cristina Graça; Educação (Ceduc), Valmiro Macedo; Moralidade Administrativa (Caopam), Luciano Taques; Consumidor (Ceacon), Márcia Câncio; além de servidores da CGE, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e Central Integrada de Comunicação Social (Cecom). Todos assistiram ainda a uma palestra realizada pelo consultor da Prospecta Treinamentos, Paulo Emílio, que falou sobre ‘A caça ao tesouro da competência’ e ressaltou a importância da descoberta do propósito, do engajamento e do trabalho em equipe para uma boa execução de tarefas e alcance de resultados.​

Deixe um comentário